top of page

Estratégia que vai "turbinar" seu "listening" em inglês

Caro(a) aluno(a) de inglês,



Você já assistiu a um vídeo ou a um filme em inglês com áudio em inglês e sem legenda, e teve a sensação de que não entendeu nada?


Provavelmente isso aconteceu devido a um hábito que você adquiriu, ou seja, o de querer entender palavra por palavra.

A sensação é de frustração ou culpa por não ter entendido todas as a palavras, e dessa forma, não consegue captar a mensagem principal.


No entanto, esse hábito pode mudar quando você começa a se concentrar nas palavras que consegue entender e assim conectá-las para o entendimento do contexto geral.

É como o jogo do “ligue os pontos”, que costumávamos brincar quando criança.


Observe no desenho abaixo os pontos a serem ligados (o que seriam as palavras que conseguimos reconhecer num filme, por exemplo) e ao conectá-los conseguimos ver o desenho final. No caso do filme em inglês, conseguimos entender o sentido geral, ao conectarmos as palavras reconhecidas.


Essa prática pode ser realizada desde o curso básico. A diferença é que para o aluno iniciante o espaçamento entre as palavras será maior, pois existirão muitas palavras e frases não compreendidas. Entretanto, é possível ligar essas palavras e entender o contexto. Isso acontece como no desenho, onde podemos perceber o espaçamento maior entre os pontos, mas mesmo assim podemos conectá-los e perceber a figura.




Para alunos mais adiantados, esse espaçamento será menor, preenchido por vários pontos, onde conseguem perceber mais detalhes.





Espero que essa estratégia ajude você a captar a mensagem principal ou contexto de vídeos ou filmes em inglês e que isso torne um hábito para você, ajudando-o a aprimorar o seu “listening” de maneira confortável e prazerosa.

Assista a esta cena do filme “Linda Mulher” (“Pretty Woman” e veja se consegue usar essa estratégia...






Conte-me como foi sua experiência::



Ótimos estudos,



Um grande abraço,


Maria de Fátima

Profa de inglês

Whatsapp (11) 93031 6063

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page