Caro(a) aluno(a) de inglês,
Você já quis aumentar seu vocabulário em inglês e começou a tentar memorizar listas e listas de palavras? Provavelmente conseguiu lembrá-las por um período e após um curto espaço de tempo esqueceu essas palavras.
Geralmente é isso que acontece quando “decoramos” uma lista de palavras. Lembramos dela para um teste, uma situação específica e logo a apagamos da nossa memória..
Proponho aqui uma maneira diferente e mais divertida de expandir seu vocabulário em inglês.
Tenha o máximo de exposição ao idioma, através de filmes, músicas e textos podendo ser de livros ou blogs.
Ao assistir a um filme, por exemplo, anote uma palavra ou frase que lhe chamou mais a atenção e que gostaria de aprender.
Por exemplo, ao assistir ao filme “Quero ser grande” (Big) com Tom Hanks, você pode aprender a expressão “He had a birthday” que em português diríamos “Ele fez aniversário” onde a mãe de Josh lembra desse fato conversando com Billy, seu melhor amigo.
Por se tratar de um contexto, fica mais fácil lembrar da expressão e de seu uso.
Note que podemos nos concentrar numa só expressão para o filme todo. Já é lucro!! Se você conseguir aprender algo novo a cada filme, assistindo-os no sábado e domingo, ou seja, dois filmes por final de semana, você terá 8 palavras e expressões novas por mês no seu repertório de maneira consistente e significativa.
Por exemplo, ao assistir ao filme “Make me believe” (“Amor em Foco”) na NetFlix, a protagonista descrevia o rapaz que ela encontrou na casa da avó como “spiteful”. Ela parecia bem zangada, e ao consultar o google você pode aprender que “spiteful” é “rancoroso” e faz muito sentido o uso dessa palavra na história.
Dessa maneira, você pode aprender “He had a birthday” e “spiteful” que nos contextos dos filmes nos ajudam a lembrar e empregá-las no momento certo.
Estamos assim, “alimentando” nosso cérebro de maneira inesquecível.
A mesma prática pode ser obtida através de músicas também.
Verificando a letra de uma canção, escolha uma frase ou palavra que lhe chame mais a atenção.
Por exemplo, na letra da canção “Hero” de Mariah Carey, notamos o uso do verbo haver em inglês para a existência de algo: “There is a hero, if you look inside your heart”
(Há um herói se você olhar para dentro do seu coração).
Se você conseguir lembrar-se dessa frase toda vez que for descrever a existência de algo, e não usar o verbo “have” (ter), como usamos no português, uma frase como “Tem um banco aqui perto” não seria “Have a bank.... e sim “There is a bank near here., como na canção Hero: There is a hero...
Que tal uma boa leitura para turbinar seu vocabulário? Como mencionei anteriormente, dentro de um contexto, fica mais fácil memorizar palavras ou expressões novas.
Ao recomendar o ebook simplificado level 1 “A Christmas Carol” de Charles Dickens, pude notar que uma das palavras que mais chamaram a atenção dos meus alunos foi “partner” (sócio) “Scrooge and Marley were partners” ( “Scrooge e Maraley eram sócios”).
Note que peço aos alunos se concentrarem em uma ou duas palavras por filme, música ou leitura. O importante é assimilar esse conteúdo de forma divertida , significativa e duradoura,]
Tente praticar o inglês dessa forma durante a semana, assistindo a filmes, vídeos, escutando canções ou lendo blogs ou livros.
Com toda essa exposição e extraindo pelo menos uma palavra ou expressão de cada recurso, você verá que seu banco de dados no final do mês estará bem rico e diversificado!!
Enjoy!!!
Um grande abraço,
Maria de Fátima
Profa de inglês
Commentaires